As microesferas, quando aplicadas, se fixam na superfície interior do pneu por aderência eletrostática. Assim que o veículo entra em movimento, devido à força centrifuga, elas se concentram no ponto oposto ao ponto pesado do conjunto roda e pneu de acordo com o efeito da 3ª Lei de Newton (ação e reação) garantindo a estabilização do sistema. Assim, mesmo quando o ponto pesado se alterar, o pneu continuará balanceado porque as microesferas se reposicionarão automaticamente no ponto necessário para proporcionar o equilíbrio do conjunto rodante.
Pneus desbalanceados podem gerar vibrações constantes, desconforto para o motorista devido as trepidações e além disso desgaste prematuro das peças da suspensão (rolamentos, amortecedores e terminais de direção). Assim, um balanceamento eficaz feito pelas microesferas mantêm a dirigibilidade, tração e estabilidade do veículo e evita a recorrente manutenção/troca das peças.
Aumento de até 15% da vida útil dos pneus. A Universidade Federal de Uberaba conduziu uma pesquisa e registrou que um pneu balanceado com rodará com temperaturas mais baixas em relação aos pneus sem o produto. Sabendo-se que um pneu tem seu maior desempenho quanto mantém sua temperatura entre 90 °C e 100 °C, pode-se comprovar que o sistema de balanceamento automático auxilia na manutenção da temperatura, evitando desgaste desigual no pneu e prolongando seu tempo de uso em até 15%.
Em comparação feita pela Universidade AUBURN em veículos transportando um peso próximo a carga máxima evidenciou uma melhora no consumo de combustível de 2,2% a 4,0% naqueles em quetodas os pneus estavam balanceados com as microesferas.
Quando os conjuntos da suspensão estão desbalanceados, a suspensão sofre certo tipo de ressonância que provoca drásticos aumentos no consumo de combustível durante baixas velocidades.
As microesferas são feitas de vidro e revestidas por silicone, materiais inertes que podem ser manipulados com segurança, sem risco de degradação ao ambiente ou danos à saúde humana. Além disso, são materiais recicláveis que podem ser reutilizados, amenizando a poluição e contaminação do meio ambiente. É importante ressaltar que esse método visa substituir os tradicionais contrapesos de chumbo utilizados, que não são tão eficazes e precisam de reajustes recorrentes, são considerados grande poluentes por serem bastante tóxicos.
A MICRES ainda possui a logística reversa e se responsabiliza pelo resíduo de microesferas e demais impurezas presentes (terra, resquícios de borracha e de pasta lubrificante). Assim, todo o material MICRES após o uso é destinado a recicladoras que fazem o descarte correto e consciente. Diminui os gastos com manutenção da suspensão e conjunto rodante
A vibração causada pelo desbalanceamento causa danos não só aos pneus. É uma das principais razões que demandam manutenção em: parafusos, prendedores de roda, presilhas, Ubolts , parafusos da haste de torque que se soltam, para não mencionar rachaduras em longarinas e travessas, quebrando de suportes, dobradiças, luzes, etc. Com o balanceamento MICRES, o conjunto de suspensão do veículo (buchas e pinos) terá maior durabilidade.
A instalação é bem rápida e pode ser feita em pneus com ou sem câmara, montados ou desmontados. O balanceamento automático MICRES é feito uma única fez e continua eficaz durante toda vida útil do pneu, sendo desnecessário o balanceamento recorrente com os tradicionais pesos de chumbo. Além de economizar tempo, combustível e manutenções frequentes, o custo é bastante acessível pois trata-se de uma solução definitiva e pratica para o seu carro.
O balanceamento evita o desgaste irregular dos pneus, permitindo que as carcaças dos pneus sejam aproveitadas com menor índice de reparos. A durabilidade estrutural (tração e compressão) aumenta em cerca de 10%, permitindo segunda ressolagem com o mesmo desempenho da primeira.