PERGUNTAS FREQUENTES

Uma roda desbalanceada aumenta a resistência do rolamento do pneu em contato com o chão. Isto causa desgaste excessivo e irregular dos pneus, além de aumentar o consumo de combustível. No caso das rodas dianteiras, o desbalanceamento também causa vibração no volante. Rodas balanceadas economizam pneus, combustível e manutenção da suspensão, bem como proporcionam uma condução mais segura e confortável para o motorista.
Sim. No caso de pneus sem câmara elas são colocadas diretamente dentro do pneu. Em pneus com câmara, elas são colocadas dentro da câmara de ar.

Apenas colocar as Microesferas Counteract dentro do pneu (com ou sem câmara). Com o movimento da roda, a força centrífuga distribui as microesferas por todo o interior do pneu. Se houver alguma vibração, elas automaticamente se posicionam por inércia na região oposta ao ponto mais pesado, anulando o desequilíbrio e balanceando o conjunto roda-pneu. Não é mágica nem é complicado, são leis físicas simples. Com as microesferas, é inevitável que as rodas fiquem 100% balanceadas durante 100% do tempo.

Não, as Microesferas CounteraAs microesferas realizam um balanceamento dinâmico, ou seja, sempre que houver alguma vibração na roda a força centrífuga e a inércia fazem com que elas se posicionem anulando a vibração. Se acontecer algo que altere o equilíbrio de peso da roda (por exemplo, uma freada brusca que desgasta a borracha num ponto localizado ou uma pedra que se agarra no sulco do pneu), a vibração resultante faz com que as microesferas se reposicionem e o balanceamento é imediatamente restaurado. Isto não acontece com os pesos de chumbo e zinco, que são presos num ponto fixo. Neste caso, se algo prejudicar o equilíbrio de peso da roda é preciso levar novamente o veículo à oficina para refazer o balanceamento. Também não é raro que o chumbo ou o zinco se desprenda da roda. Com as microesferas este risco é completamente eliminado, porque elas estão contidas dentro do pneu. Resultado: com as Microesferas Counteract distribuídas pela MICRES, você balanceia suas rodas uma única vez e os benefícios estão garantidos por toda a vida útil do pneu. Isto faz com que o custo delas seja bem menor do que o total de balanceamentos e rebalanceamentos necessários no caso dos pesos de chumbo/zinco.ct não prejudicam de nenhum modo o pneu ou a roda. Primeiro, porque o material de que são feitas não reage quimicamente com a borracha nem com o metal. Segundo, porque a exclusiva tecnologia eletrostática Counteract praticamente elimina o atrito das microesferas com as superfícies que entram em contato. Em todos os testes realizados com as Microesferas Counteract nos Estados Unidos, Canadá e Brasil não foi registrado nenhum efeito negativo sobre o pneu ou a roda.

Não, as Microesferas Counteract não prejudicam de nenhum modo o pneu ou a roda. Primeiro, porque o material de que são feitas não reage quimicamente com a borracha nem com o metal. Segundo, porque a exclusiva tecnologia eletrostática Counteract praticamente elimina o atrito das microesferas com as superfícies que entram em contato. Em todos os testes realizados com as Microesferas Counteract nos Estados Unidos, Canadá e Brasil não foi registrado nenhum efeito negativo sobre o pneu ou a roda.

Diferente do balanceamento com pesos de chumbo ou zinco, o balanceamento com as Microesferas Counteract distribuídas pela MICRES não requer nenhum equipamento especial. É necessário somente abrir a embalagem e colocar as microesferas no interior do pneu antes de montá-lo na roda. No caso de pneus com câmara, é preciso apenas retirar o núcleo da válvula de ar do pneu e inserir as microesferas com um aplicador manual que a MICRES fornece gratuitamente. Feito isto, é só recolocar a válvula de ar e calibrar normalmente os pneus.
Você não precisa trocá-las. Você aplica uma vez e elas duram por toda a vida útil do pneu.
Nós não recomendamos pois durante a troca elas podem entrar em contato com algum resíduo das rodas ou do exterior do pneu. Também haveria a possibilidade de se perder parte da quantidade original aplicada, que tem o peso correto para aquela medida de pneu. Essas duas situações afetariam o funcionamento adequado do balanceamento. O custo das Microesferas Counteract é tão baixo em relação aos benefícios e economia proporcionados que não há motivo para reaproveitar o produto já usado correndo o risco dele deixar de funcionar e perder todos os benefícios que ele traz. Quando trocar o pneu, aplique uma embalagem nova de microesferas de balanceamento e fique despreocupado.
Não. Isto acontece quando a umidade do ar dentro do pneu sofre condensação e aglutina materiais sensíveis à umidade. Devido ao revestimento de silicone que é tecnologia exclusiva da Counteract, a umidade do ar não afeta as Microesferas distribuídas pela MICRES. O desempenho de nosso produto se mantém inalterado em condições variadas de temperatura e umidade atmosférica.
Os testes científicos demonstraram que as Microesferas Counteract proporcionam uma economia significativa de pneus e de combustível quando todas as rodas do caminhão, carreta ou ônibus estão balanceadas com as microesferas. Isto acontece porque se reduz a resistência ao rolamento de todos os pneus. No Brasil geralmente se costuma balancear apenas as rodas dianteiras, para eliminar a vibração sentida ao volante pelo motorista. Mas com este balanceamento parcial não se obtém a economia de pneus e de combustível. Para ter economia de pneus e combustível, aplique as Microesferas Counteract em todas as rodas.
Funciona eliminando 100% a vibração do volante. Mas você vai deixar de ter toda a economia que poderia ganhar em pneus, combustível e manutenção de suspensão. Porque economizar somente nos pneus dianteiros? Se você fizer as contas, vai ver que o investimento feito aplicando as microesferas em todos os pneus vai gerar um retorno muito maior.
As microesferas para balanceamento MICRES é 100% compatível com TPMS. Na verdade, nosso produto nunca fará contato com seu sistema TPMS. No entanto, a única coisa que você não pode fazer é instalar as microesferas através da válvula. Se ele tem sensores TPMS, você deverá instalar o produto enquanto o pneu está desmontado durante o processo de montagem do pneu.
Os pesos de chumbo/zinco devem ser retirados das rodas, para que as Microesferas Counteract possam balancear o conjunto roda-pneu de maneira eficiente.
Não. As características físicas deste tipo de fluido aplicado no interior do pneu impedem que as microesferas funcionem de maneira adequada.
Sim. As microesferas resolvem de uma vez por todas a questão do balanceamento. As rodas continuam precisando ser alinhadas para uma condução segura.
Não. Você continua calibrando normalmente com a pressão indicada pelo fabricante do pneu. Lembrando que um pneu balanceado e calibrado corretamente vai durar mais.
O rodízio dos pneus deve continuar sendo feito normalmente. Esta ação faz com que os pneus se desgastem de maneira uniforme e durem mais. Observação no caso de pneus sem câmara: ao realizar o rodízio, recomendamos que antes de desmontar o pneu a pessoa encarregada bata na sua lateral com uma chave de rodas, para que as microesferas se soltem das paredes do pneu e se depositem na parte inferior. A desmontagem só deverá ser feita após este procedimento, evitando que se percam as microesferas durante o processo de desmontagem e montagem dos pneus em suas novas posições.
Por trabalharmos exclusivamente com o sistema de balanceamento Counteract, podemos oferecer o melhor custo-benefício e a assistência técnica especializada que sua frota precisa. E você não paga nada a mais por esta assistência, pois ela já está prevista quando você adquire as Microesferas Counteract com a MICRES. Nossos consultores técnicos não são simples vendedores, mas profissionais com décadas de experiência trabalhando com mecânica automotiva. Se surgir qualquer dúvida ou situação imprevista em relação ao balanceamento de seus veículos, a MICRES garante que você receberá a orientação necessária de maneira rápida e eficiente. Nós trabalhamos com a tecnologia de balanceamento mais avançada que existe e fornecemos a melhor assistência técnica do mercado.
Se você tem uma frota, entre em contato com um dos consultores técnicos da MICRES pelos fones (31)3026-1099 ou (31)3026-2660. Se você quer adquirir as Microesferas Counteract para balancear o seu veículo particular, consulte a lista de revendedores da MICRES [LINK].
Para garantir que as Microesferas Counteract funcionem com 100% de eficiência, é preciso: – Aplicar em pneus novos (ou recém-recapados), no ato da troca. Um pneu que tenha rodado desbalanceado, mesmo que por poucas centenas de quilômetros, pode ter sofrido um desgaste irregular que não está aparente. Nessa situação a quantidade de microesferas indicada para aquela medida de pneu pode não ser suficiente para compensar o desequilíbrio de peso produzido pelo desgaste. – Confirmar no rótulo da embalagem das microesferas se esta é a quantidade indicada para aquela medida de pneu – Retirar os pesos de chumbo ou zinco das rodas – Garantir que no interior do pneu não haja nenhum resíduo de graxa ou outra substância viscosa que poderia aglutinar as microesferas – Verificar se o aro da roda não está empenado – Aplicar as microesferas seguindo as instruções da embalagem – Após terminar a aplicação, manter o pneu calibrado com a pressão indicada pelo fabricante Pronto: o seu pneu está balanceado.
Verifique se a aplicação foi feita seguindo todas as recomendações dadas na resposta anterior e se o pneu está calibrado com a pressão correta. Se tudo foi feito como recomendado e a roda ainda está vibrando, o problema provavelmente não está relacionado às microesferas. Procure uma oficina para conferir os seguintes componentes mecânicos: – Amortecedores: amortecedores “cansados”, em geral pelo tempo prolongado de uso, podem causar vibração das rodas – Cubo da roda: pode estar empenado – Ponta do eixo: pode estar empenada – Roda: se o aro tiver algum empenado grande, pode alterar o equilíbrio do peso da roda e causar desbalanceamento – Pneu: A estrutura tem algum defeito de fabricação? Se é um pneu recapado, a recapagem é de boa qualidade? Se a causa da vibração for algum destes problemas, pode causar danos a outros componentes do veículo e até trazer risco de acidentes. Recomendamos que se faça uma vistoria mecânica o mais rápido possível.